quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Uma curiosidade de família

A família do meu avô por parte de mãe constitui quase que 90% da minha família ''ativa''. Da família do meu pai e da minha avó por parte e mãe: nunca vi, nem comi, eu só ouço falar. Meu avô, já falecido tinha 9 irmãos, poucos ainda estão vivos. Minha vó fazia parte da família do meu avô desde sempre, ela era uma daquelas primas de septuagésimo grau que a gente só encontra em festas de tia avó. Entretanto,  eles só vieram a se conhecer de verdade nesses bailes de década de 50 que meu avô deveria frequentar sempre. Segundo as minhas tias, irmãs do meu avô, ele era um bon vivant. Não perdia uma festa e uma oportunidade de beber e fumar a noite inteira - o que lhe rendeu sérias consequências no final de sua vida. Mesmo 30 anos após ter parado de fumar, mas isso é outra história. 

Meu avô e minha avó se casaram e tiveram dois filhos no final da década de 60. Um menino e uma menina. Meu tio e minha mãe frequentavam a casa da prima do meu avô, que era professora e os ajudava com os estudos, quase todo final de semana. Ela morava num prédio de poucos andares, possivelmente no Engenho Novo. No primeiro andar, morava um jovem casal com dois filhos. O apartamento ficava no primeiro andar e tinha uma varanda estendida, tipo um jardim de inverno, onde as crianças brincavam. Da sacada do apartamento da prima do meu avô, meu tio e minha mãe ficavam vendo as crianças brincarem lá embaixo.

Uma dessas crianças do primeiro andar era uma menina da idade da minha mãe, pouco mais nova que meu tio. Na década de 80, meu tio conheceu essa menina do primeiro andar na rua, por intermédio da amigas amigas da minha mãe. Hoje eles são casados e tem uma filha.

Meu avô faleceu em outubro de 2007 e minha avó em outubro de 2012, ambos do mesmo câncer em fase 4.

0 comentários:

Postar um comentário